em São Bernardo do Campo
educador Paulo Porto Borges

Fiquei muito feliz em ver a presença em peso dos alunos do 1º ano de Estudos Sociais, este é mais um sinal da seriedade com que vêm encarando o curso.
A professora Esther, mesmo sentada e falando baixo, conseguiu prender a atenção de todos, tamanho era o interesse pelo tema tratado.
Ela me fez lembrar um trabalho que desenvolvi com alunos do Ensino Fundamental baseada no livro de Leonardo Boff "Saber Cuidar":
"Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.
O cuidado entra na natureza e na constituição do ser humano, que sem ele, deixa de ser humano.
No cuidado identificamos os princípios, os valores e as atitudes que fazem da vida um bem-viver e das ações um reto agir.
Após séculos de cultura material, buscamos hoje ansiosamente uma espiritualidade simples e sólida, baseada na percepção do mistério do universo e do ser humano, na ética da responsabilidade, da solidariedade e da compaixão, fundada no cuidado, no valor intrínseco de cada coisa, no trabalho bem feito, na competência, na honestidade e na transparência das intenções. Sendo o cuidado o fator viabilizador para que isso aconteça."
Nenhum comentário:
Postar um comentário