quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Simpósio Internacional Brasil-Japão: Modernização Urbana e Cultura Contemporânea

O Centro de Convenções do Memorial da América Latina recebe o Simpósio Internacional Brasil-Japão: Modernização Urbana e Cultura Contemporânea, nos dias 10 e 11 de outubro. Mediante inscrição, que estará disponível neste site a partir do dia 29 de setembro, a entrada é franca.

O simpósio tem como objetivo discutir o processo de modernização urbana e suas relações com as representações estéticas no Brasil e no Japão. Com os debates, pretende-se romper com a estrutura acadêmica tradicional, com os limites que separam as diversas áreas do conhecimento, entre outras, a Literatura e a Arquitetura, traçando um paralelo entre duas realidades distintas e distantes.

Para romper esses limites entre as disciplinas, o tema Modernização, com todos os sentidos que lhe são atribuídos, servirá como fio condutor das discussões. Tanto em Literatura como em Arquitetura, representar o novo e as transformações da sociedade tem sido um desafio permanente. Repensar esse desafio a partir da experiência de outra cultura significa renovar, tomando como referência uma experiência diferente.

E as novas formas produzidas na Literatura e na Arquitetura são alimentadas por processos sociais complexos produzidos nas cidades. As cidades se nutrem do novo produzido pela cultura, em processos sociais que ciclicamente devoram a nova cultura ao mesmo tempo que produzem sua renovação. As cidades não podem ser controladas por um mentor forte e único, da mesma maneira que uma obra de arquitetura ou de literatura é produzida. Essa condição de descontrole e caos da escala coletiva urbana é um elemento de renovação permanente da cultura.

O Simpósio é o evento central do Projeto de Intercâmbio Cultural: Visões da Cultura Urbana Contemporânea, iniciativa multidisciplinar idealizado e organizado por Regina Meyer, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil (FAU-USP), Manabu Fujiwara, professor assistente da Universidade de Kyoto, Andrea Urushima, pós-doutoranda da Universidade de Kyoto, Raquel Abi-Samara, pesquisadora/bolsista da Fundação Japão 2007-2008 e Murilo Jardelino, Relações Institucionais.

O projeto visa promover, por meio do Simpósio Internacional Brasil-Japão: Modernização Urbana e Cultura Contemporânea, o debate sobre o processo de modernização urbana e suas relações com as representações estéticas, por ocasião das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Inscrições no site do Memorial da América Latina: http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/AgendaDetalhe.do?agendaId=1265

Nenhum comentário: