quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

3ª aula - 27 de fevereiro

Queridos alunos,


Cada dia estamos nos conhecendo um pouquinho mais, isso é muito importante!!
Depois que cada um tiver seu blog isso será ainda mais fácil...


Hoje, iniciamos a aula dando uma olhadinha aqui no Diário de Aprendizagem.
Notei que alguns alunos deixaram comentários e achei muito legal. Quanto mais discutirmos sobre as aulas, mais poderemos adequá-las a nossas necessidades ;-)
O importante é não levar a discussão para o lado pessoal e sempre mantermos respeito pelo outro. O que está em discussão é aula e não as pessoas, ok?

Só para baixar a ansiedade de vocês, vou adiantar que logo começaremos a colocar a "mão na massa" num projeto, tá? Aí será mais legal!!!

Hoje apresentei o Plano de Ensino da disciplina, que está disponível na copiadora e deverá constar do portfólio de vocês.

Parece que todos conseguiram criar os endereços eletrônicos, é importante agora praticarem, trocando mensagens entre vocês.

Discutimos um pouco o texto "Globalização e Qualidade de Vida" de Mário Sérgio Cortella, aproveitamos inclusive para pesquisar um pouco sobre o próprio Mário Sérgio.


Mario Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação (Currículo). Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991/1992). É autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere pelo Epitáfio, Provocações Filosóficas (Vozes) e Não Nascemos Prontos! (Vozes).



Cada um fez seu Diário de Aprendizagem (por enquanto no rascunho)

Tarefas:
1. Escrever uma redação "Eu e a tecnologia" contando sua história e sua relação com a tecnologia;
2. Ler o texto "Novas Tecnologias e o Reencantamento do Mundo" de José Manuel Moran. (aproveitei para mostrar como entrar no site do Prof Moran, encontrar o texto e copiá-lo para o Word)



http://www.eca.usp.br/prof/moran

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

2ª AULA

Dia 20 de fevereiro





Comecei a aula hoje, convidando-os para dar uma espiadinha neste blog. Fiquei feliz, pois já recebi um comentário do Francisco Jr!!

Continuamos a pesquisa sobre a música Pela Internet de Gilberto Gil, mas desta vez aprofundando o vocabulário, através da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/

ATENÇÃO: cuidado com a Desciclopédia (originalmente do inglês Uncyclopedia), que é uma paródia, uma sátira da Wikipédia.

Preciso que todos criem um endereço eletrônico no GMAIL: http://www.gmail.com Não esqueçam de anotar no caderno o e-mail e a senha ;-)

Foi um prazer receber os alunos novos!! Bem-vindos!!

A aula foi agitada, mas percebi os alunos muito interessados, foi muito bom!!!
Acho que não tinha ninguém perdido, pois percebi vários alunos dispostos a auxiliar os demais, parece que teremos uma turma unida, assim é mais fácil e prazeroso aprender...

Tarefa:
1. Escrever o Diário de Aprendizagem (suas anotações da aula: como se sentiu, se conseguiu aprender, se tem algo dificultando sua aprendizagem, se gostaria de estar aprendendo outra coisa, etc.);
2. Escrever uma análise da música "Pela Internet";
3. Ler o texto "Globalização e Qualidade de Vida" de Mário Sérgio Cortella (disponível na copiadora).

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Campus Party - Brasil - 2008

Campus Party chega ao fim com público de 50 mil pessoas


Foram sete dias de atividades no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com cerca de 3,3 mil “campuseiros” e público flutuante de 50 mil pessoas. Em sua estréia no Brasil, o evento que existe há 11 anos na Espanha surpreendeu organizadores e agradou aos freqüentadores, apesar de reclamações quanto à infra-estrutura.


Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores procedentes de toda a Espanha e de outras nações, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.

Pela Campus Party já passaram convidados de destaque como Neil Alden Armstrong, o primeiro homem que pisou na Lua em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, Stephen Hawking, o grande físico britânico que, através de um vídeo, inaugurou a edição do evento no seu décimo aniversário.

Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos. Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos.


Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital. É um público composto por líderes de comunidades on line extremamente ativas na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter, que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.


O evento é dividido em duas grandes zonas:

- Área 1: Arena, Lazer e Serviços
- Área 2: Expo e Inclusão Digital


Escola Conectada

Os professores da rede pública da cidade de São Paulo foram convidados a participar de oficinas na Campus Party Brasil 2008, tendo a oportunidade de conhecer um pouquinho desse universo mágico.Quatro oficinas diferentes, repetidas durante 5 dias do evento, com vagas para 50 professores cada uma. Isso significa que 1000 professores passaram pela Campus Party e levaram consigo conhecimentos de ferramentas da internet, astronomia, robótica, aplicáveis ao Ensino Fundamental.

Blogando para ensinar


Simultaneamente, na área de blogs, acontecia a palestra "Blogando para ensinar". É a aposta na tecnologia como ferramenta para transformar a forma de aprender. Plataformas de blogs, podcasts, listas de discussão, enciclopédias on-line e webcam são os recursos usados por esses professores "plugados" para dar aulas e mesmo trocar experiências pedagógicas. "A possibilidade de trocar informações com professores de outras culturas e outro ambiente acadêmico / educacional é inestimável", diz a professora Bárbara Dieu, professora de inglês do colégio paulistano Liceu Pasteur. "Com as novas tecnologias, o aluno fica mais independente e o conteúdo das aulas, mais especializado", segundo Dieu. É um duro golpe na visão tradicional de educação. "Não adianta usar a tecnologia e manter o formato tradicional de aula. O ensino não pode ser vertical e homogêneo", alerta.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

13 de fevereiro - 1ª aula

Caros alunos,




Hoje tivemos a oportunidade de nos conhecermos melhor, fizemos nossas apresentações... Pareceu-me que uma grande parte da turma já utiliza o computador!! Na próxima aula faremos uma pesquisa diagnóstico para verificar o conhecimento prévio da turma com relação à informática.

Avisei que todas nossas aulas serão no labratório de informática, na sala 31, no bloco C , das 19h30min às 21h.

Escutamos a música "Pela Internet" de Gilberto Gil.
Conversamos sobre as sensações provocadas pela música, o ritmo, procuramos conhecer melhor seu autor, saber a data de gravação da música, enfim, procuramos o maior número de informações possível. Aproveitei e dei umas dicas de como filtrar a busca no Google através de aspas, da letra "e" e do sinal de "+".





Conseguimos encontrar o vídeo da música que inspirou Gil, o 1º samba brasileiro "Pelo Telefone":
http://br.youtube.com/watch?v=cyq81SD--YA

Por que será que Gil usa tantos nomes de lugares, de todos continentes?
Repararam numa dualidade apontada na música: mar - infomar ?
Continuaremos a atividade com esta música na próxima aula.

Pudemos aproveitar bem a aula e nossas descobertas inspiradas pela música foram incríveis, parabéns!!!

Gostaria que providenciassem um caderno para anotações e também uma parte no portfólio (pasta) de vocês para nossa disciplina.

Não usaremos disquete, pois é um meio muito frágil de armazenamento de informações. Quem tiver pendrive ou mp3 poderá usá-lo. Poderão também usar o próprio e-mail para armazenar e transportar os arquivos.
No final da aula, todos registraram no caderno o diário da aula de hoje, que em breve será publicado no blog ;-)

Para a próxima aula:
  • providenciar a letra da música "Pela Internet" de Gilberto Gil, que está disponível na copiadora na FASB;
  • Ler o texto "Globalização e Qualidade de Vida" de Mário Sérgio Cortella, que está disponível na copiadora;
Até breve,

Bem-vindos!!

Olá, pessoal,

Eu sou a professora Katya, vamos estudar juntos a disciplina Tecnologia da Comunicação em Educação.
Este será meu espaço de registro reflexivo, mas vocês poderão entrar aqui para interagirmos também...
Deixo para vocês uma poesia:

A RODA E O REGSITRO:
UMA PARCERIA ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E CONHECIMENTO
(De Cecília Warschauer da Ed. Paz e Terra)
“Quando registro, me busco.
Quando me busco, registro.
E monto assim a minha história.
História nascida e escrita
Com dificuldade,
Quando se foi educada
Ouvindo uma outra história,
História do silêncio,
Da não-expressão,
Do não-conflito.
Por esta razão,
Repensar,
Refletir,
Registrar,
é também RE-AGIR.
Contra essa história irreal,
Contra a mornidão,
Contra o sono,
É agir pelo meu sonho,
Que é pensar e
Transformar a Realidade.”